Embaixada da Alemanha divulga vídeo contra o nazismo


O nazismo foi um regime que surgiu na Alemanha na década de 1930 e que levou ao holocausto (sacrifício físico em massa) e à morte de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A embaixada explica que, por isso, os alemães começam a estudar sobre a história do nazismo e do holocausto desde os 13 anos, e que na Alemanha é crime a própria negação do holocausto, bem como exibir símbolos nazistas e fazer a saudação “Heil Hitler” - a famigerada alusão a Adolf Hitler, líder máximo do nazismo. O vídeo foi publicado como reação às manifestações de grupos de extrema direita e neonazistas realizadas na cidade de Chemnitz, leste da Alemanha, no final de agosto e início de setembro. 

No Brasil alguns pseudointelectuais de direita, mal intencionados e adeptos do fake news criaram a polêmica de que o nazismo sempre foi de esquerda. 

"Nunca tinha visto essa discussão sobre o nazismo ser de esquerda na Alemanha... Lá é muito simples: trata-se de extrema direita e pronto. Essa discussão sobre ser de esquerda ou direita parece existir só no Brasil. Se você perguntar para um neonazista na Alemanha se ele é de esquerda, vai levar uma porrada... Essa falsa polêmica demonstra que o ensino de história é profundamente falho no Brasil. Também mostra uma profunda manipulação dos fatos e um desprezo pela verdade entre alguns setores no Brasil." 
Kai Michael Kenkel - professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e pesquisador associado do Instituto Alemão de Estudos Globais e Regionais.

Comentários

++ DA SEMANA

Atos de Vingança - Antonio Banderas

Vingança fatal contra a Yakusa carioca

Lição Escolar: escreveu... não leu, o pau comeu

Caudilhismo - Coronelismo - Mandonismo - Clientelismo

A Forma da Água - The Shape of Water

Filho de juiz é preso transportando drogas, armas e munições

Policial reclama da propina recebida de traficante

Narrativa do filme - Natal em El Caminho

Você sabe com quem está roubando?