Como aumentar os neurônios no cérebro

Passamos décadas acreditando em determinadas afirmações ditas por entendidos nas mais diversas áreas do conhecimento e em determinado dia outra afirmação contrária poe tudo abaixo e passamos a crer em algo diferente. Isso é recorrente em termos de humanidade - há anos atrás, por exemplo, o mertiolate deixou de arder e percebemos que todas as ardidas anteriores foram em vão, não ajudaram a curar a ferida. 
pink, cerebro, neuronios,
Atualmente outra afirmação antiga cai por terra é a de que nascemos com um determinado número de neurônios e eles vão falecendo ao longo da vida sem substituição. A comprovação veio através de um processo biológico chamado de Neurogênese adulta no qual, segundo o Instituto Médico Karolisnka, na Suécia, o cérebro pode criar cerca de 1.400 neurônios por dia naturalmente. Esse processo pode ser reforçado com a utilização de uma dieta adequada e exercícios físicos pois ao contrário do que pensávamos, os neurônios também morrem por inatividade. 

Com a recente descoberta, há quem visualize a possibilidade de que, num futuro próximo, seja possível reverter os efeitos danosos, causado ao cérebro dos jovens, da influência negativa sistemática de certos youtubers e da própria tv. 
“Conhecer essa realidade cria uma expectativa. Abre-se a porta para desenvolver tratamentos diversos que promovam essa geração de forma exponencial e assim dar ao cérebro a possibilidade de corrigir, sem a utilização de fármacos e tratamentos invasivos, as lesões cerebrais sérias causadas por alguns programas de televisão e determinados canais do youtube." 
diz um especialista em Neurologia. 

De acordo com o especialista tais influencias causam nos jovens dano cerebral compatível ao causado pelo uso de álcool, drogas, tabaco e poluição e qualquer elemento que afete negativamente o sistema nervoso. 

Afoitos por serem nominados em alguma revista científica ou nesse blog, vários pesquisadores se encarregaram formar o Top 5 hábitos que promovem a criação de novos neurônios. 

5 hábitos que promovem a Neurogênese adulta 

  1. Exercício aeróbico - é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. Caminhar alguns dias por semana resolve. 
  2. Alimentação - Uma dieta hipocalórica, uso de flavonoides, chá verde, uvas roxas, alimentos ricos em antioxidantes devem ser incluídos na dieta habitual. 
  3. Sexo - Está comprovado que o hipocampo produz neurônios novos durante a prática do sexo seguro. Pular a cerca tem um efeito contrário, matando neurônios responsáveis pela fidelidade e vergonha na cara. 
  4. Estresse - Não é novidade que o estresse e ansiedade não fazem bem a ninguém. Busque a meditação. Consiga alguns minutos por dia para deixar a mente relaxada. 
  5. Mente sempre ativa e limpa - Inatividade mata neurônios então ocupe sua mente com elementos que possam tornar o mundo melhor, sem a utilização de palavrões ou elementos pejorativos.

Comentários

++ DA SEMANA

Movimento ético quer receber sem doar

Homem na lua, Terra plana e reformas

Não perca as promoções da Black Friday