Protestos na democracia representativa

Dentro de instantes dar-se-á início à sessão que votará o projeto de lei que acaba com o benefício da aposentadoria para a grande maioria das pessoas. A partir de então para se aposentar será preciso trabalhar de forma contínua durante 49 anos e não menos que isso. O próximo projeto a ser votado é o que acaba com diversos direitos trabalhistas e para finalizar o último projeto trata do fim da obrigatoriedade das contribuições sindicais. Os sindicatos como representantes da categoria devem buscar ampliar direitos de todos os trabalhadores e não apenas dos sócios, mas contribui apenas quem quiser. Algumas milhares de pessoas protestam do lado de fora e uma força militar considerável os impede de ingressar no local de votação.
protestos, policiais, militares, tropa de choque, repressão, camara, deputados
Qual o motivo do "bolinho"?
O presidente da Câmara, um tanto nervoso, sabendo que a proposta será aprovada por maioria, pergunta a um assessor como está a situação do lado de fora. A resposta do assessor é:
  • situação um
  • O clima está calmo. Eles estão cantando uma espécie de hinos, entregam flores aos soldados, outros estão se amarrando em árvores e tem uns fazendo greve de fome.
O presidente se acalma, coloca em votação e a proposta é aprovada.
  • situação dois
  • O clima está tenso. Alguns estão jogando pedras nos soldados que revidam com gás de pimenta e lacrimogênio, balas de borracha, bombas de efeito moral e jato de água. Os baderneiros estão recuando mas algumas vidraças de bancos e lojas foram quebradas e ainda atearam fogo em várias lixeiras.
O presidente se acalma, coloca em votação e a proposta é aprovada.
  • situação três
  • O clima está pesado. Estão quase invadindo o prédio. Temos oito soldados mortos e muitos feridos e o reforço ainda vai demorar. Já queimaram uma dúzia de carros e estão avançando com tudo.  
O presidente se acalma, coloca em votação e a proposta é aprovada.
...
Todo poder emana do povo.

Comentários

++ DA SEMANA

Bem de vida e me devendo, seu pilantra...

Segurança no shopping em risco - parte 1

Segurança no shopping em risco - parte 2